quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Indies, a tribo alternativa

Na verdade a origem da tribo indie está no estilo musical apelidado de indie rock, que acabou determinando o grupo que curte esse tipo de música. O indie rock (rock independente em inglês) caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras. É uma espécie de rock alternativo, cujas letras remetem ao dia-a-dia urbano da juventude contemporânea, problemas de adaptação à sociedade, timidez e a complexidade dos relacionamentos humanos.

O grande boom do indie rock foi nos anos 90, na Inglaterra, com bandas como Placebo, Oasis e Blur, que ganharam as paradas de sucesso em vários países. Após alguns anos de molho, o estilo musical ressurge com as bandas americanas The Strokes e White Stripes. Atualmente, as bandas que melhor representam esse cenário são: Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, The Killers, The Racounters e Bloc Party.

Cruzar com um indie na rua e não identificá-lo é quase uma façanha, pois essa tribo segue à risca o padrão de se vestir, falar, gosto musical, etc. Por isso, se você não é indie e não sabe quais são as principais características de um, fique atento ao MANUAL ‘COMO RECONHECER UM INDIE’ e aprenda:

1. Pra começar, preste atenção no que o indivíduo está vestindo: os meninos não dispensam suas calças jeans coladas, camisetas pólo e tênis All Star branco ou vanc sleep on quadriculado. Óculos de aros grossos são marca registrada, aliados a um corte de cabelo de preferência feito em casa mesmo, é mais ‘’cool’’. Adoram buttons e os colocam onde puderem: na camiseta, na mochila, etc. Gostam de tênis e abrigos Adidas e muitos se inspiram nos músicos do Franz Ferdinand e dos The Strokes. As meninas também não dispensam as calças apertadas, os óculos estilo Velma Dinkley, cinto com estampa de zebra/onça ou de rebite. Elas usam maquiagem carregada, pintam as unhas de vermelho, curtem faixinhas de cabelo e se inspiram nas cantoras Lilly Allen, Amy Winehouse e as do Cansei de Ser Sexy.
2. Se a pessoa corresponder aos requisitos citados, ela certamente pertence à comunidade, mas se você quiser se certificar, analise seu comportamento. Indies gostam de demonstrar intelectualidade, ser alternativos e descolados. Diferentemente dos chamados emos, os indies preferem não demonstrar suas emoções, mas gostam de parecer ‘’entediados’’ e se dizem ‘’blasé’’ (que significa indiferente, insensível...). Muitos dizem sofrer de depressão ou ainda da chamada bipolaridade, que consiste em ser antipático durante uma metade do dia e blasé na outra. Eles não têm o menos receio de serem vistos fumando ou bebendo, pelo contrário, acham bacana essa onda e no outro dia gostam de postar fotos na Internet em Orkut e flogs/blogs. Usam também um linguajar de travestis, com gírias do tipo ‘’Tchau beijosmeliga’’, ‘’Tchau beijosmeligadenovo’’, ‘’Acho assim, suuuper tendência’’, ‘’Prontofalei’’, ‘’Acho digno’’, além de ‘’mainstream’’, ‘’popmente delicious disco’’ e provocações como ‘’você é um tesão’’ e ‘’pega na minha benga’’.
3. Se depois de prestar atenção na maneira de se vestir e de se comportar você quiser a prova concreta, o atestado de indie do sujeito, pergunte qual sua banda preferida. Se a resposta for algum nome estranho do qual você nunca tenha ouvido falar, pronto. Está aí a comprovação máxima. Indie que é indie é alternativo em tudo.

Mais influências indie:
The Arcade Fire/ HelloGoodbye/ Yeah Yeah Yeahs/ The White Stripes/ The Strokes/ Franz Ferdinand/ Bonde do Rolê/ Cansei de Ser Sexy/ The Clash/ Placebo/ Garbage/ Montage/ Depeche Mode/ The Cure/ The Smiths/ New Order/ Björk.
(Heloisa Guimarães)

7 comentários:

Ikarostand disse...

Eh por aí, apesar ter coisas vagas no texto, ficou cool...

Anônimo disse...

+ ou -, na realidade indies são descolados de mais para terem apenas um visual (skeane e pólo), acho q rola uma moda inovadora, não necessariamente calça apertada e all star branco. INDIE = independente, ou seja não tem só 1 estilo indie.

Estilo liberdade disse...

hehe,
engraçado que muita gente pensa que tudo se inicia da musica ou mudar o visual e pronto. Gostei do texto.
Estou com um blog novo e entrem e opinem.
ou me sguim que irei seguí-los .
um beijo, e fiquem na paz.

Clara França disse...

Eu preciso fazer um trabalho sobre os Indies e adorei a postagem, ajudou bastante. Queria obter mais informações sobre o assunto, se possível entre em contato: @ClaraValadares, http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=702008384223780708 ou clara_valadares@hotmail.com

Anônimo disse...

blog muito bom mas precisa ter mais atualização

Anônimo disse...

ADOREI! FICOU SUPER LOL O TEXTO. BEIJOSMELIGA HELOÍSA.

Anônimo disse...

ola galera, meu nome é joaquim, estudo no sesi, atualmente estou fazendo um projeto escolar sobre tribos urbanas... minha tribo é Indie, estou citando ela e algumas outras no projeto.. bom, gostei demais desse blog, e estou precisando de matérias sobre minha tribo, videos falando sobre a tribo, fotos.. enfim.. quero divulgar essa tribo linda e inovadora.. quem estiver interessado em me ajudar nessa, esterei deixando aqui meu email: joaquim1399@gmail.com ; whatsapp: +55 99 9 8143-6643