quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Grunges, de Seattle para o mundo



Grunge é o nome dado ao movimento musical de Seattle no fim dos anos 80, um movimento que se diferenciava do Rock que era tocado na época. Grunge (“Sujo” em inglês) é o nome dado pela mídia e adaptado pelo público a essa explosão de banda vindas de Seattle e suas proximidades e chegando a todos os cantos do mundo só que como um comportamento e não como um movimento musical.

O grunge foi assimilado pela juventude graças ao seu simples caráter desafiador, que era uma provocação às normas da cultura popular da época, as ideologias marcavam e o movimento foi visto por muitos como dominada por corporações e superficial. Drogas, bebidas, depressão, nostalgia, cabelos descuidados, rebeldia, enfim, todas as características consideradas anormais eram bandeiras levantadas pelos jovens que ingressaram nesse movimento, porém nada comparado ao movimento punk e sim um novo movimento tendo como ídolo o Kurt Cobain, vocalista do Nirvana.

O grunge teve pouco tempo de vida, pois começou a acabar em 94 com o suicídio de Kurt Cobain (ídolo-mor do movimento) com um tiro na cabeça, isso após mais de 10 tentativas de suicídio por overdose de heroína.






(Marcius Melo)

Nenhum comentário: