quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Emos: rebeldia punk misturada ao amor hippie

Eles geralmente têm entre 12 e 18 anos, possuem um estilo de roupa que é nada mais do que uma mistura de rebeldia com inocência, adoram usar lápis de olho e o cabelo liso com uma franja além dos olhos são as maiores marcas das pessoas dessa tribo. Além de curtirem as bandas Simple Plan, My Chemical Romance, Fresno e NX-Zero . Os Emos, umas das tribos urbanas mais conhecidas do momento, estão fazendo a cabeça dos adolescentes do século XXI.

Aqui, no Brasil, a maioria dos participantes dessa tribo são jovens de classe média/alta que estudam em escolas particulares e têm acesso a Internet diariamente. Isso se deve, principalmente, ao fato de que a rede é o local de maior disseminação da cultura emo.

A palavra EMO deriva de “emotional hardcore”, uma vertente do punk que, ao invés da música pesada, utiliza letras românticas e que, na maioria das vezes, falam do cotidiano dos adolescentes, com temas que vão desde paixões não correspondidas até conflitos familiares.

Os Emos não têm vergonha de mostrar seus sentimentos e são totalmente destituídos de preconceitos sexuais. “Um emo pode ficar com qualquer pessoa, tanto com homem quanto com mulher”, diz Ruan Alves, adolescente de 18 anos, EMO desde os 14. Segundo a psicóloga Monique Leitão, expressar os sentimentos de forma mais clara não chega a ser prejudicial, “tem a ver com a idade que eles estão vivendo”.

Andar em grupos é uma característica muito forte desse grupo,e as palavras “Eu te amo” são ditas em todas as ocasiões, onde todos se gostam e a violência não é bem vinda entre eles. “Em determinadas idades, a formação de grupos é mais comum. E apesar das diferenças individuais, as pessoas se identificam e formam grupos”, explicou Monique.

Não ligar para os preconceitos, nem para a opinião dos outros, é regra entre eles. “Tem gente que não gosta de mim por causa do meu jeito e às vezes fico triste e até choro, mas depois deixo pra lá e acho até legal, porque dessa forma, sou visto pelos outros.”, desabafou Ruan. Outro caso é o do Dinho, emo desde os 10 anos, o qual fala que também não se importa: “Meus amigos me aceitam do jeito que eu sou, mas minha família não gosta muito, inclusive meu pai”.

“Jovens gostam de chamar atenção, de serem diferentes. E o EMO consegue isso. Eles possuem uma identidade particular!”, finaliza a psicóloga.

(Hugo Andrade)

20 comentários:

Unknown disse...

uma analise limpa e profunda de 1 nova tendecia no quisito comportamento jovem atual... muito boa materia, so podia c meu brother: Hugo o tarado por açaí ;-)

Unknown disse...

uma analise limpa e profunda de 1 nova tendecia no quisito comportamento jovem atual... muito boa materia, so podia c meu brother: Hugo o tarado por açaí ;-)

Anônimo disse...

Poxa, adorei seu blog, parabéns!

Lady disse...

eu so uma emo e nen todos são assim..

Unknown disse...

eu nao sou emo necessariamente,mas gosto mais do jeito de vestir dos emos do que das musicas,gosto mais de ouvir gotico e metal,mas nem por isso,deixo de gostar dos emos,sou de espirito santo,nacsi em sao paulo,la eu tinha muitos amigos emo e de outros estilos de rock,sinto falta deles,aqui nao tenho amigos nem emos.minha mae nao gosta do meu estilo,mas eu nem ligo pras coisas ruins que ela fala sobre meu jeito de vestir e as musicas que gosto de ouvir.odeio o preconceito sobre os emos.

Oscar Santos disse...

eu ja fui um emo mas eu ñ era assim ñ com o vcs falam um mundo desaba em cima de nossas cabeças. existe muitos mais preconceito xau bj

jocileide e veridiane disse...

jocileide e veridiane disseram...
Adoramos a tribo emo,o jeito com que se vestem e o modo como convivem e agem e gostamos das palavras usadas no texto lido.Na nossa opinião,participar de uma tribo urbana é uma forma de se expressar.BJSSS!!!

Anônimo disse...

Vocês tem que procura a presença de Deus em suas vidas ,Busque !!!!!!!!!!!!

gaahzinha disse...

ola bem eu tenho 11 anos e dizem que eu sou emo pelo menos dizem me comporto como sinto como meu coraaçao manda e nunca entrei em nenhuma tribo so uma amiga minha e emo e na minha escola varias pessoas dizem ser ''emo'' mas so se vestem o gosto musical e completamente outro!isto e engraçado enquanto uns odeiam outros imitam ne?

Anônimo disse...

Hi, Neat post. There's a problem with your web site in internet explorer, would check this? IE still is the marketplace leader and a huge element of other folks will pass over your fantastic writing because of this problem.

My web page; SlimBerry

Anônimo disse...

Now I am going to do my breakfast, after having my breakfast coming over again to read
other news.

Feel free to visit my blog ... Order Raspberry Ketone Plus

Anônimo disse...

Spot on with this write-up, I seriously believe this site
needs much more attention. I'll probably be back again to see more, thanks for the information!

Take a look at my web page - Veluminous Reviews

Anônimo disse...

Wow that was unusual. I just wrote an very long comment but after I clicked submit
my comment didn't show up. Grrrr... well I'm not writing all that
over again. Anyway, just wanted to say fantastic blog!

Stop by my web blog; Ultra Slim patch

Anônimo disse...

I enjoy what you guys tend to be up too. This type of clever work
and reporting! Keep up the awesome works guys
I've included you guys to blogroll.

Feel free to visit my homepage: White Kidney Bean

Anônimo disse...

Thanks for one's marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you can be a great author. I will be sure to bookmark your blog and will come back down the road. I want to encourage continue your great work, have a nice morning!

Feel free to surf to my website - Vimax Volume

Anônimo disse...

An intriguing discussion is definitely worth comment.
I do think that you need to write more about this issue,
it may not be a taboo subject but typically people do not talk about such topics.
To the next! Many thanks!!

Here is my web-site - Automated pay days review

Anônimo disse...

Hello just wanted to give you a quick heads up.
The words in your content seem to be running off the screen
in Opera. I'm not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I thought I'd post to let
you know. The design look great though! Hope you get the problem solved soon.
Kudos

Here is my page; Elevate GF reviews

Anônimo disse...

Spot on with this write-up, I actually believe this web
site needs much more attention. I'll probably be back again to read through more, thanks for the advice!

my web blog Order Vydox

Anônimo disse...

Hurrah! In the end I got a web site from where I be capable of actually get useful data concerning my study and knowledge.


Feel free to surf to my page Dead Sea Kit Reviews

Anônimo disse...

Somebody necessarily assist to make severely articles I'd state. This is the first time I frequented your web page and to this point? I surprised with the analysis you made to make this particular publish extraordinary. Magnificent process!

Look into my web page; Natural Cleanse Weight Loss