quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Hippies: rebeldia, paz e amor






Em todas as épocas, sempre se ouviu falar em rebeldia. Mas nada que se comparasse ao que aconteceu nos anos 60. Um forte idealismo, um potencial criativo e um desejo de mudança na sociedade, motivava os jovens da época e marcou o surgimento de uma das tribos de maior repercussão no mundo inteiro, os hippies.

O primeiro passo aconteceu com um festival em São Francisco, nos EUA, em meados da década de 1960, quando uma comunidade urbana chamada The Family Dog organizou o primeiro festival de rock da cidade, realizado em 16 de Outubro de 1965. E depois disso, São Francisco nunca mais foi a mesma. O antigo bairro boêmio North Beach deu lugar a esquina das ruas Haight com Ashbury, um velho gueto que os jovens transformaram em uma comunidade redecorando-o com corres psicodélicas, incenso, roupas e jóias ocidentais e muita identidade e determinação.



Mas o boom só ocorreu mesmo no verão de 1967, quando rolou em São Francisco outro festival de música que marcou a história de uma geração. O rock and roll de grupos como The Mamas and The Pappas, David Bowie e The Doors tomou espaço nas mentes e filosofias dos jovens daquela época. A cidade se tornou o centro daqueles que viviam em busca de novas possibilidades: estilos de vida que pregavam a abolição das barreiras sociais e o fim das batalhas no Vietnã, que realmente acreditavam que o futuro poderia ser melhor do que o presente era.

O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco. Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais. Os hippies defendiam o “amor livre” e a “não violência”.


Como grupo, os hippies tendiam a usar cabelos e barbas mais compridos do que o considerado "elegante". Muita gente não associada à contracultura, considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por os acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".

Foi quando a peça musica Hair saiu do circuito chamado off-Broadway para um grande teatro da Broadway em 1968, que a contracultura hippie já estava se diversificando e saindo dos centros urbanos tradicionais.

Os Hippies não paravam de fazer protestos contra a Guerra do Vietnã, cujo propósito era acabar com ela. A maioria eram soldados que voltaram depois de ter contato com os Indianos, que a partir disso, se inspiraram na religião e no jeito de viver para protestarem. Seu principal símbolo era o Mandala(Figura circular com 3 intervalos iguais).


(Hugo Andrade)

Nenhum comentário: